Governador dá prazo a Bamin. ´Mas não tem jeito, vou fazer o Porto Sul´

Rui recebe abraço de Leão
JBO/Maurício Maron

O governador Rui Costa anunciou hoje que já tem depositados os recursos para a duplicação da rodovia Jorge Amado, que liga Ilhéus a Itabuna. E que depende da liberação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para o estado iniciar o processo de licitação.

Sobre a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), Rui Costa afirmou que a Bahia não aceitará a obra pela metade, com a redução da sua extensão. "Teremos a Fiol inteira", garantiu. O governador da Bahia visitou recentemente o Tribunal de Contas da União para buscar informações a respeito do projeto.

O governador da Bahia também garantiu a manutenção do projeto Porto Sul. Disse que dará um prazo até dezembro para os investidores se pronunciarem sobre o interesse da obra e caso não obtenha esta resposta irá em busca de novos investidores que garantam a sua realização. "Eu vou fazer o Porto Sul", afirmou.

Rui disse ainda que nos primeiros cinco anos de funcionamento da Fiol, a movimentação portuária deverá ocorrer via Porto de Malhado. Ele anunciou que pretende discutir com o governo federal duas alternativas de investimento para a unidade portuária. A primeira será o governo federal licitar a concessão do porto para a efetivação de novos e urgentes investimentos. A segunda, o governo delegar ao estado a tarefa de comandar esta licitação.